Projeto Abayomi promove cultura afro-brasileira em escola de Santos

Nesta terça-feira (26), a UME Avelino da Paz Vieira, em Santos, recebe o projeto Abayomi – O Encontro de Gerações, iniciativa contemplada pelo 2º Concurso de Arte Preta, organizado pela Secretaria de Cultura (Secult). A ação, realizada pelo Instituto Bordallo Cultural, tem como objetivo valorizar e difundir as culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas da rede pública.

Memória e herança ancestral

O projeto foi idealizado por Jane e Lelê Lótus, mãe e filha que transformaram afeto e memória ancestral em arte e educação. Jane, artesã e bonequeira, deixou como legado as tradicionais bonecas Abayomi e a força de suas mãos criativas. Sua filha, Lelê Lótus, cantora e multi-instrumentista, dá continuidade a essa herança por meio da música, dos tambores e da oralidade.

Oficinas e vivências para alunos

Itinerante, o projeto Abayomi leva gratuitamente às crianças e jovens duas experiências complementares:

  • Oficina de boneca Abayomi – os estudantes aprendem a confeccionar bonecas de tecido, refletindo sobre identidade, ancestralidade e pertencimento.

  • Aula-show de tambores – conduzida por Lelê Lótus, apresenta ritmos afro-brasileiros e a história da princesa Abayomi, em uma vivência interativa de música, memória e cultura.

Foto: Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.