Violência de gênero: Santos lança campanha Agosto Lilás nos estádios

Mais de 30 mil torcedores que acompanharam a partida entre Santos e Juventude, no Estádio MorumBis, em São Paulo, na noite da última segunda-feira (4), participaram de um momento marcante fora das quatro linhas: o lançamento da campanha Agosto Lilás nos Estádios. A iniciativa tem como objetivo principal reforçar o enfrentamento à violência de gênero, com a mensagem central: “Cartão vermelho para a violência contra a mulher”.

Antes mesmo do apito inicial, uma faixa com o slogan foi estendida no gramado, acompanhada da exibição de um vídeo de impacto no telão do estádio, chamando atenção para os altos índices de feminicídio no país e para a urgência de uma resposta social firme. A ação lembrou, entre outras situações, o caso da mulher brutalmente espancada pelo namorado em Natal (RN), no mês passado — episódio que chocou o país.

A campanha, que marca o início das atividades do Agosto Lilás em Santos, é uma realização conjunta da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), da Comissão das Mulheres do Santos Futebol Clube e do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

“Estamos falando de uma parceria que vai levar para milhares de pessoas a conscientização e a boa informação por meio do esporte, principalmente em um local como um estádio de futebol, que reúne, em sua maioria, espectadores masculinos”, destacou a vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys.

Números que exigem ação

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o Brasil registrou 1.492 feminicídios no último ano — um crescimento de 1% em relação a 2023. Diante desses dados, a campanha Agosto Lilás surge como um grito de basta e um convite à reflexão coletiva.

Desde sua oficialização em 2022, o Agosto Lilás tem mobilizado o poder público e a sociedade civil em torno de ações de combate à violência doméstica, incluindo programas de apoio às vítimas, atividades de orientação e redes de proteção.

Foto: Reinaldo Campos/Santos FC

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.