Santos mantém assistência às vítimas do incêndio na Zona Noroeste

Após o incêndio que destruiu cerca de 100 moradias sobre palafitas no Caminho São Sebastião, no Dique da Vila Gilda, região continental de Santos, na última sexta-feira (1º), as famílias atingidas seguem recebendo assistência da Prefeitura, que decretou Situação de Emergência nas áreas afetadas. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (5).
A Secretaria de Desenvolvimento Social coordena os atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rádio Clube, que funciona como base de triagem. Até agora, 331 famílias (totalizando 753 pessoas) foram cadastradas. Os dados foram repassados à COHAB Santista para análise e cruzamento, a fim de viabilizar o auxílio-moradia emergencial.
Acolhimento e segurança alimentar também são prioridades
O abrigo emergencial montado no Complexo Esportivo (antigo Dale Coutinho) já foi desmobilizado. As 33 pessoasque estavam no local optaram por diferentes soluções: cinco aceitaram acolhimento permanente, enquanto as demais seguiram para casas de parentes.
Em paralelo, a Prefeitura garante alimentação diária à comunidade afetada, em parceria com o Restaurante Bom Prato e uma cozinha solidária montada na própria região, reforçando a segurança alimentar dos atingidos.
Apoio em saúde mental e auxílio-moradia em andamento
A Secretaria de Saúde mantém atendimento psicológico gratuito na Policlínica Vila Gilda (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1291), com psicólogos atuando de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A partir desta quarta-feira (6), o local também contará com atendimento psiquiátrico, das 13h às 16h.
O auxílio-moradia está em fase final de triagem. Após o cruzamento de dados com as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, serão feitas entrevistas individuais, publicação de uma lista preliminar, e, por fim, a edição do decreto com os valores destinados às famílias.
Doações seguem no Fundo Social de Solidariedade
A campanha de arrecadação para as vítimas do incêndio continua ativa. As doações devem ser entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos, na Av. Conselheiro Nébias, 388 – Encruzilhada, das 9h às 20h, com sistema drive-thru disponível.
Entre os itens mais necessários estão:
-
alimentos não perecíveis (lacrados)
-
água mineral
-
colchões
-
cobertores e roupas de cama
-
fraldas infantis e geriátricas
-
lenços umedecidos
-
absorventes
-
ração para cães e gatos
📞 Mais informações: (13) 3222-8050
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos