Santos garante R$ 116 milhões do Governo Federal para reurbanizar Dique da Vila Gilda

A cidade de Santos conquistou, junto ao Governo Federal, um aporte de R$ 116 milhões para a reurbanização da área destruída pelo incêndio que atingiu 100 moradias sobre palafitas no Caminho São Sebastião, no Dique da Vila Gilda, na última sexta-feira (1º).

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (5), durante uma reunião em Brasília, articulada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, com a presença do prefeito Rogério Santos, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro das Cidades, Jader Filho, do secretário nacional de Habitação, Helder Barbalho, e do presidente da COHAB Santista, Maurício Prado.

Parque Palafitas entra em nova fase com foco em infraestrutura e habitação

Durante o encontro, foi apresentada a proposta de ampliação do Parque Palafitas, com o avanço da segunda etapa do projeto, que prevê a urbanização completa da região afetada pelo incêndio, beneficiando diretamente as famílias desabrigadas e promovendo melhorias para outros moradores da área. “Com esse recurso, podemos avançar com novas infraestruturas, atender imediatamente as pessoas atingidas pelo incêndio e promover habitação para outras pessoas”, destacou o prefeito Rogério Santos.

O valor será repassado por meio do Orçamento Geral da União (OGU), com caráter de fundo perdido, ou seja, sem necessidade de reembolso por parte dos beneficiários. “Desde os primeiros momentos, temos trabalhado por respostas imediatas para os moradores. Essa agenda de hoje foi muito importante e produtiva. A área atingida pelo incêndio será ocupada pelo projeto de reurbanização”, afirmou o deputado Paulo Alexandre Barbosa.

Assistência continua e doações são bem-vindas

A Prefeitura de Santos segue prestando atendimento emergencial às famílias afetadas, que estão sendo assistidas por meio da rede de proteção social do Município. A Situação de Emergência foi decretada oficialmente nesta terça-feira (5), por meio de publicação no Diário Oficial.

Para quem deseja ajudar, as doações podem ser entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS), que segue recebendo alimentos, roupas, itens de higiene, colchões, fraldas, entre outros.

Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.