Santos intensifica combate ao Aedes aegypti em cemitérios

Em preparação para o aumento de visitas nos cemitérios no próximo domingo (10), quando se celebra o Dia dos Pais, a Prefeitura de Santos realizou, nesta segunda-feira (4), aplicação de inseticida nos cemitérios municipais do Paquetá, Areia Branca e Filosofia. A medida visa combater o mosquito Aedes aegypti na fase adulta, principal transmissor da dengue e chikungunya.
Além do inseticida, os agentes de combate a endemias aplicaram larvicida em locais com acúmulo de água, buscando eliminar possíveis focos com larvas e pupas, etapas iniciais do ciclo de vida do mosquito. Os cemitérios são considerados pontos estratégicos e já recebem vistorias quinzenais. A intensificação tem como objetivo proteger os visitantes e evitar a proliferação do mosquito, especialmente durante datas com maior circulação de pessoas.
30º mutirão acontece nesta semana
A ação nos cemitérios marca o início de uma nova etapa do enfrentamento ao Aedes aegypti na cidade. Na quarta-feira (6), a Prefeitura realiza o 30º Mutirão de Combate, que percorrerá os bairros São Jorge e Caneleira com a atuação de 65 agentes de combate a endemias e o reforço de 25 colaboradores da empresa Terra Santos, responsáveis pela remoção de materiais inservíveis.
Todos os agentes estão devidamente identificados com uniforme e crachá funcional.
Desde o início de 2025, já foram realizados 29 mutirões, com eliminação de 1.528 focos com larvas do mosquito. No entanto, o número de recusas à entrada dos agentes ainda é alto: 2.125 registros até o momento.
Neste ano, Santos já contabiliza 4.032 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio, além de quatro mortes confirmadas. A cidade também soma 218 casos de chikungunya em 2025.
Foto: Prefeitura de Santos