Santos ultrapassa 3 mil câmeras de monitoramento e reforça segurança com tecnologia

A cobertura por câmeras de monitoramento em Santos atingiu um novo marco: são 3.006 equipamentos conectados ao Centro de Controle Operacional (CCO), que vem reforçando a segurança pública em toda a Cidade. Somente em 2025, as imagens em tempo real auxiliaram a Guarda Civil Municipal (GCM) em 1.157 ocorrências, em ações conjuntas com a Polícia Militar.

A ampliação do sistema começou em maio de 2024, quando havia cerca de 1.760 câmeras em funcionamento. Desde então, foram instalados cerca de 1.240 novos dispositivos, com meta de alcançar mais de 3.200 até o fim do ano. As câmeras foram posicionadas em bairros como Embaré, Centro Histórico, Aparecida e Caruara, além de espaços públicos, avenidas movimentadas e prédios institucionais.

O investimento faz parte de uma estratégia integrada de segurança e planejamento urbano, como destaca o prefeito Rogério Santos:

“O aumento das câmeras, aliado às ações coordenadas pelo CCO, contribui para uma cidade mais segura e também mais inteligente, com soluções rápidas e sustentáveis para os desafios diários”.

Tecnologia a serviço da segurança

O sistema de monitoramento conta com ferramentas avançadas, como:

  • IVA (Análise de Vídeo Inteligente): detecta movimentações suspeitas em locais e horários restritos, ajudando a evitar invasões em escolas e unidades de saúde.

  • OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres): identifica placas de veículos, sendo essencial em investigações e abordagens policiais.

  • Armazenamento das imagens por 30 dias, permitindo o uso em investigações pela GCM, Polícia Civil, Federal e o Poder Judiciário.

  • Integração com a Muralha Paulista (Governo do Estado) e Plataforma Córtex (Ministério da Justiça), ampliando o intercâmbio de dados entre autoridades.

Essa estrutura tem resultados práticos: recentemente, a PM prendeu, com auxílio do sistema, um foragido acusado de agressão, localizado em Santos após ser rastreado em São Paulo. Além disso, a GCM já conduziu oito foragidos da justiça neste ano graças à tecnologia de monitoramento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.