Novo terminal de cruzeiros no Valongo deve revitalizar Centro e ampliar turismo

A proposta de transferir o terminal de cruzeiros de Santos para a região do Valongo ganhou força com o aval da Autoridade Portuária de Santos (APS) e do Ministério dos Portos e Aeroportos. Com o objetivo de modernizar a estrutura portuária voltada ao turismo e integrar o equipamento à revitalização do Centro Histórico, a nova instalação promete ser um marco para o desenvolvimento urbano e turístico da Cidade.

Atualmente localizado no cais do Outeirinhos, o terminal será deslocado para uma área mais estratégica, junto ao Parque Valongo e a outras iniciativas em curso na região central. A Prefeitura de Santos estima que o novo espaço terá cerca de 85 mil metros quadrados, o dobro da área atual, com capacidade para atender até três navios simultaneamente, recebendo até 6 mil passageiros por embarcação.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Bruno Orlandi, a mudança atende ao planejamento estratégico urbano e turístico da Cidade. “Hoje, dentro da leitura da Prefeitura, o objetivo é trazer o terminal de passageiros para o Centro da Cidade”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda que este é o único projeto com apoio oficial da Administração Municipal, descartando propostas alternativas como a da Ponta da Praia.

A construção do novo terminal será proposta como contrapartida à concessão do Santos Tecon 10, no Saboó, previsto para se tornar o maior terminal de contêineres do Brasil. A iniciativa visa unir desenvolvimento logístico à ampliação do turismo e à valorização histórica e cultural da área central.

Base legal fortalece a proposta

Segundo a Prefeitura, o projeto está respaldado pelo Plano Diretor de Santos, que orienta a instalação do terminal turístico na Região Central. A Lei de Uso e Ocupação do Solo também reforça essa diretriz, delimitando o Núcleo de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (NIDE) 1 – Valongo como área exclusiva para esse tipo de empreendimento. Já projetos fora desse eixo, como o de iniciativa privada na Ponta da Praia, enfrentariam graves entraves legais, urbanísticos e ambientais.

Para a Administração Municipal, além de respeitar o ordenamento urbano, a localização no Valongo permitirá a integração com os novos espaços públicos da região, como o Parque Valongo, promovendo mais fluidez para o turismo e facilitando o acesso de passageiros a museus, centros culturais, comércio e pontos históricos.

Revitalização com impacto positivo

A transferência do terminal é mais que uma adequação técnica: representa um passo estratégico na revitalização do Centro de Santos, hoje foco de diversas ações de resgate urbano. Combinada a investimentos culturais, turísticos e logísticos, a nova estrutura deve potencializar a economia local e fortalecer o posicionamento da Cidade como um dos principais destinos de cruzeiros da América do Sul.

A expectativa agora é pela conclusão do processo administrativo junto aos órgãos competentes, que viabilizará o início das obras para transformar o Valongo no novo epicentro do turismo marítimo brasileiro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.