Clube do Choro de Santos firma parceria para preservar memória de fundador

O Clube do Choro de Santos acaba de conquistar um importante avanço na valorização do patrimônio musical brasileiro. Em celebração aos seus 60 anos, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS-RJ)firmou uma parceria histórica com a entidade santista, focada na preservação da memória de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto — patrono do clube e referência da música instrumental brasileira.
O acordo prevê projetos conjuntos, intercâmbio de profissionais, além de ações educativas e comunicacionais. A proposta também inclui iniciativas para ampliar o acesso aos acervos das duas instituições e reforça o reconhecimento de Garoto como um dos mais talentosos multi-instrumentistas da história da música brasileira.
Coleção Garoto: um acervo valioso
Durante uma visita institucional realizada em 2024, o presidente da FMIS-RJ, Cesar Miranda Ribeiro, conheceu de perto o trabalho do Clube do Choro e gravou o episódio inaugural do vídeocast Chorocast Música e Cidadania. Na ocasião, ele destacou a riqueza da Coleção Garoto, preservada pelo museu carioca. O acervo inclui milhares de itensque abrangem setores iconográficos, textuais, sonoros, tridimensionais e bibliográficos.
Tradição e cidadania no coração de Santos
Fundado em 23 de abril de 2002, data que homenageia Pixinguinha e celebra o Dia Nacional do Choro, o Clube do Choro de Santos é uma das mais respeitadas instituições culturais do País dedicadas ao gênero. Além de promover encontros musicais, o clube mantém a Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, oferecendo oficinas, workshops e concertos didáticos com músicos experientes.
As atividades da entidade são apoiadas pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), via termo de fomento. Localizado na Rua XV de Novembro, 68 (Centro Histórico), o clube é um espaço de formação e valorização da cultura brasileira, especialmente voltada ao choro e sua rica herança de improvisação, técnica e emoção.
Foto: Reprodução