Santos oferece 26 vagas para residência médica

Profissionais da área da saúde interessados em se especializar por meio da vivência prática já podem se inscrever nos programas de residência multiprofissional e médica oferecidos pela Prefeitura de Santos, por meio da Escola da Saúde. Ao todo, estão disponíveis 26 vagas para atuação na rede municipal de Atenção Primária à Saúde.
As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de julho, por meio do site oficial do Exame Nacional de Residência – Enare.
Vagas por área
As vagas são destinadas a profissionais das seguintes áreas:
-
Enfermagem – 6 vagas
-
Farmácia – 2 vagas
-
Odontologia – 2 vagas
-
Psicologia – 2 vagas
-
Educação Física – 2 vagas
-
Serviço Social – 2 vagas
-
Nutrição – 2 vagas
-
Medicina de Família e Comunidade – 8 vagas
A residência multiprofissional e a residência médica têm duração de dois anos, com uma carga horária de 5.760 horas, sendo 80% de atividades práticas nos equipamentos da rede municipal e 20% de conteúdo teórico. Os residentes devem ter disponibilidade de 60 horas semanais.
Benefícios
Os profissionais aprovados receberão bolsa mensal de R$ 4.106,09, concedida pelo Governo Federal. No caso da residência médica, há ainda um adicional de bolsa auxílio-permanência, no valor de R$ 6.705,18.
De acordo com o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, a adesão ao Enare fortalece o sistema de saúde da cidade.
“A adesão ao Enare reforça o compromisso da Prefeitura de Santos com a qualificação profissional e a melhoria da Atenção Primária à Saúde, oferecendo formação prática e integrada com a rede de serviços municipais”, afirmou.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do portal oficial do Enare. O exame nacional reúne residências de instituições públicas em todo o Brasil, o que garante mais transparência e concorrência ampla no processo seletivo.
Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos