Obras de drenagem na Alemoa avançam e prometem melhorar fluxo

As obras de melhoria na Rua Augusto Scaraboto, na Alemoa, em Santos, seguem em ritmo acelerado, com cerca de 70 metros de canal já construídos no sentido Santos. Este novo canal foi projetado para receber as águas do Córrego do Sapateiro, visando uma significativa melhora na drenagem das proximidades do Viaduto Paulo Bonavides.
Em seguida, serão assentadas aduelas (tubos de concreto) na extremidade do canal, na confluência com a Rua Albert Schweitzer, e também instaladas bocas de lobo. A interligação entre aduelas, bueiros e o canal garantirá condições adequadas para o escoamento da água.
Atualmente, os trabalhos se concentram no trecho próximo ao acesso à Stolthaven, uma empresa de armazenamento e distribuição de líquidos a granel. Essa área estratégica receberá um segundo canal, espelhando o já construído, para assegurar a drenagem adequada em toda a rua.
A Rua Augusto Scaraboto é uma via crucial para a circulação de veículos pesados, recebendo diariamente cerca de 14 mil caminhões que trafegam pelo porto e pela área industrial de Santos, responsáveis pelo transporte de 30% da produção nacional para embarque.
Detalhes Técnicos e Impacto Ambiental
Guilherme Wingerter, técnico em edificações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), explicou a construção do canal. “O berço (fundo) do canal, construído a 1,5 metro de profundidade, foi feito de rachão. Acima dessa camada foi assentado o gabião, atualmente com 140 m², estrutura em aço em formato de caixa, preenchida com pedras”, detalhou. Essa estrutura é fundamental para conduzir a água de forma controlada e eficiente, prevenindo a erosão do solo, enquanto o rachão oferece estabilidade, resistência e capacidade de drenagem.
Na etapa atual, o canal funcionará como um ‘piscinão’, com a maior parte da água das chuvas sendo represada e escoada para o lençol freático, enquanto o restante será drenado normalmente pela tubulação instalada. O projeto de melhoria da drenagem será complementado por intervenções da Autoridade Portuária de Santos (APS) em sua área de responsabilidade.
Melhoria do Fluxo Viário e Investimento
O projeto da Prefeitura tem como objetivo principal melhorar o fluxo de veículos na entrada e saída da Alemoa e do porto, que atualmente não contam com um acesso rodoviário direto. Segundo Fabrício Cardoso, titular da Seinfra, a readequação do sistema viário na Rua Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides reduzirá os conflitos nos cruzamentos, proporcionando maior fluidez para a entrada e saída da Alemoa Industrial. Ele ressalta que essas intervenções não substituem a proposta de um acesso direto ao porto, que ainda está em planejamento e envolve diversas entidades.
As obras, a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência eletrônica pública, começaram em abril e têm prazo contratual até outubro. O projeto abrange diversas intervenções, incluindo:
- Renovação asfáltica em 9.784,84 m².
- Pavimento rígido de concreto em 3.052,50 m² de trechos com curvas acentuadas e acessos a terminais e galpões.
- Construção de bocas de leão, bocas de lobo simples e duplas, e nivelamento de postos de visita.
- Regularização e compactação de 3.260,37 m² de superfície, com execução de 3.173,80 m² de passeio em concreto no padrão Calçadas para Todos, além de 25,50 m² com piso tátil.
- Instalação de 34 luminárias em LED.
- Limpeza e regularização de 9.207,23 m² para ajardinamento com grama esmeralda.
- Sinalização viária em alumínio composto e instalação de alambrado e gradil de proteção.
Essa antiga reivindicação dos trabalhadores representa um investimento total de R$ 13.980.000,00, com R$ 10.651.467,72 provenientes do Estado e o restante como contrapartida da Prefeitura.
Foto: Prefeitura de Santos