Santos recebe selo em Gestão Sustentável e ESG

A cidade de Santos alcançou um novo patamar em sustentabilidade e governança pública nesta quinta-feira (22), ao receber o cobiçado Selo Safira de Gestão Sustentável da Caixa Econômica Federal (CEF). Essa honraria reconhece as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) implementadas na gestão municipal, colocando Santos em um seleto grupo de aproximadamente 300 municípios brasileiros com essa certificação.

O selo, que tem validade de dois anos, foi criado pela Caixa com o objetivo de impulsionar as cidades a atingirem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Somente as cidades com as melhores práticas de governança e sustentabilidade são agraciadas com essa certificação.

A entrega do selo foi feita por Cristiano Boaventura de Medeiros, diretor executivo de serviços de governo da CEF, que elogiou a população santista. “É sempre um orgulho muito grande entregar esse selo que, para uma cidade do porte de Santos, é muito mais difícil de conseguir”, afirmou Medeiros, destacando a preocupação do município com o meio ambiente, sustentabilidade e o acesso à educação e ao saneamento básico como fatores cruciais para o reconhecimento.

O prefeito Rogério Santos ressaltou que a premiação vai além da Administração, sendo um reconhecimento para toda a comunidade santista. “É um prêmio para todos nós santistas pela responsabilidade social e econômica que trabalhamos em cada projeto, em cada canto da Cidade”, celebrou o prefeito.

Como funciona o selo

O programa Selo Gestão Sustentável avalia os municípios em 21 indicadores divididos nas áreas de Governança, Ambiental, Climática e Social. Cada indicador possui um peso específico que contribui para o cálculo de uma pontuação final, classificando o município em quatro níveis: cristal, topázio, safira e diamante. Os municípios certificados com o selo desfrutam de vantagens e condições diferenciadas na contratação de serviços da Caixa, proporcionalmente ao nível alcançado.

Esta não é a primeira vez que Santos se destaca junto à Caixa. Em 2023, a cidade já havia recebido o selo Casa Azul + Caixa, também no nível safira, que reconhece a sustentabilidade em projetos habitacionais.

Fábio Tatsubô, chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/GPM), enfatiza que este reconhecimento prova o compromisso real de Santos com a sustentabilidade. “Esse reconhecimento mostra que a sustentabilidade em Santos não é discurso, é prática. Todas as secretarias e autarquias estão comprometidas em fazer a Agenda 2030 acontecer no dia a dia da Cidade. Com isso, avançamos em políticas públicas sustentáveis, com foco real na participação da Administração, da sociedade civil e da iniciativa privada, todos com o mesmo propósito”, concluiu Tatsubô.

Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.