Santos alerta para pesquisa falsa sobre Viva o bairro

A Secretaria das Prefeituras Regionais de Santos emite um alerta importante à população sobre possíveis golpes envolvendo pesquisas de controle de qualidade dos serviços de zeladoria do programa Viva o Bairro. A secretaria esclarece que, embora realize mensalmente essas pesquisas por meio de questionários presenciais, nenhum servidor está autorizado a fotografar ou solicitar cópias de documentos pessoais dos munícipes durante as abordagens.
Todos os agentes da Prefeitura devidamente identificados para a realização dessas pesquisas atuam exclusivamente com prancheta, colete de identificação com o logotipo da Prefeitura e crachá funcional contendo nome e matrícula do servidor. A Sepref reforça que, em nenhuma hipótese, os moradores devem fornecer fotos ou cópias de seus documentos pessoais aos entrevistadores.
A Ouvidoria Municipal recebeu recentemente uma denúncia preocupante de que uma pessoa, portando um crachá, se apresentou como um suposto funcionário da Prefeitura e tentou abordar moradores na Rua Carvalho de Mendonça, no bairro do Marapé. A Sepref informa que, neste momento, a equipe técnica responsável pelas pesquisas do programa Viva o Bairro está atuando exclusivamente no bairro da Caneleira, descartando qualquer ação oficial no Marapé.
Diante dessa tentativa de golpe, a Prefeitura de Santos orienta enfaticamente a população a não fornecer qualquer documento ou informação pessoal em situações que levantem suspeitas. Caso ocorram abordagens duvidosas, é crucial que os munícipes denunciem o fato imediatamente à Ouvidoria Municipal nos seguintes canais:
- Telefones: 162 ou 13 3213-7348 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30)
- Site: www.santos.sp.gov.br/ouvidoria
- Pessoalmente: Paço Municipal (Praça Mauá s/nº – térreo), das 10h às 16h.