Santos registra saldo positivo de empregos formais em fevereiro

Em fevereiro de 2025, Santos destacou-se na geração de empregos formais, registrando um saldo positivo de 2.144 novas vagas, contribuindo significativamente para o crescimento da Baixada Santista. Este resultado reforça a tendência de expansão para o restante do ano, impulsionado principalmente pelo setor de serviços.
Dados da geração de empregos em Santos
Os números foram divulgados pela Fundação Seade, que avaliou os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. No total, Santos criou 8.445 empregos em fevereiro, enquanto 6.301 desligamentos ocorreram, resultando num saldo positivo expressivo. Ao longo do ano, a cidade já acumula 1.402 empregos formais, restabelecendo o ciclo crescente de 2024, que fechou com um saldo de 7.066 postos.
Esse desempenho de Santos foi particularmente significativo, quase dobrando o total de novas vagas criadas nas demais cidades da Baixada Santista, que juntas somaram 1.084 postos formais no mesmo período.
Fatores contribuintes
Bruno Orlandi, secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, atribui o resultado positivo à execução de políticas eficazes para geração de emprego e renda. Destaca, por exemplo, o Mutirão do Emprego, um programa mensal que conecta a iniciativa privada à população, facilitando o acesso a oportunidades de trabalho. Além disso, são realizadas capacitações e convênios para qualificar a mão de obra local, preparando os trabalhadores para o mercado.
O secretário também menciona que os recordes operacionais do Porto de Santos e as obras de expansão da infraestrutura local têm aquecido a economia, contribuindo ainda mais para a criação de novos empregos. No último ano, Santos contou com um total de 187 mil empregos formais e registrou um expressivo crescimento no setor de serviços, que gerou 5.484 postos, além de 1.117 no comércio e 437 na indústria.
Foto: Agência Brasil