Santistas podem enviar sugestões ao orçamento municipal

Está marcada para o dia 14, às 18h, no Centro Administrativo (Rua Dom Pedro II, 25 – térreo, Centro), a audiência pública de apresentação e discussão dos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de revisão do Plano Plurianual (PPA) de Santos para 2026. A partir desta terça (1º) até o dia 11, munícipes podem enviar sugestões por aqui .
As informações sobre as despesas e receitas do Município para o próximo ano já estão acessíveis aqui. No mesmo endereço eletrônico, ficará disponível o link de acesso à transmissão da audiência do dia 14, que será no formato híbrido (poderá ser acompanhada tanto presencialmente quanto pela internet).
As ideias e reivindicações da população serão encaminhadas para avaliação de viabilidade técnica, operacional e orçamentária. A LDO é um instrumento de planejamento que estabelece as prioridades de gastos, normas e parâmetros para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Já o PPA é um planejamento de médio prazo, realizado por meio de lei, em que são identificadas prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte.
Durante a audiência, os representantes do Departamento de Orçamento e Gestão (Deorg), da Secretaria de Governo (Segov), vão apresentar as receitas e despesas dos órgãos da Administração Municipal (direta e indireta), além dos principais programas e ações da Prefeitura em áreas como saúde, educação e infraestrutura. A previsão é que o Orçamento de Santos para 2026 totalize cerca de R$ 5,8 bilhões.
Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos