Outono em Santos: chuvas devem acender alerta nos morros

A chegada do outono em Santos, que começa nesta quinta-feira (20) e se estende até 20 de junho, deve trazer temperaturas acima da média e chuvas bem distribuídas ao longo da estação. De acordo com o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, o calor não deve persistir por períodos prolongados, diferentemente do verão, mas a incidência de dias chuvosos será alta.
Alerta para moradores dos morros
A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada para os moradores das regiões de encosta, pois chuvas fortes podem ocorrer ao longo do outono, aumentando o risco de deslizamentos. Os principais sinais de perigo incluem:
- Trincas no terreno e rachaduras no solo;
- Degraus de abatimento e muros estufados;
- Inclinação de árvores, postes e cercas;
- Valas com água mais barrenta que o normal;
- Estalos ou aumento de rachaduras em blocos rochosos.
Caso algum desses sinais seja identificado, a orientação é sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, que opera 24h. Além disso, os moradores podem se cadastrar para receber alertas via SMS enviando o CEP da residência para o número 40199.
Tendência do clima nos próximos dias
A previsão para os primeiros dias do outono indica chuvas rápidas de baixa intensidade nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21). No sábado (22), a possibilidade de chuva diminui, mas o tempo deve permanecer nublado. As temperaturas seguirão amenas e o clima deve começar a esfriar gradualmente a partir de maio.
Monitoramento de ressacas
Com o avanço da estação, também aumenta a ocorrência de ressacas, principalmente nos meses de abril e maio. O fenômeno pode impactar o trânsito e travessias de balsa. A Defesa Civil, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), monitora constantemente as marés e emite alertas em caso de risco, conforme o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações.
Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos