Diretor teatral Tanah Corrêa morre aos 82 anos
O diretor teatral Tanah Corrêa faleceu madrugada desta terça-feira (27), na Santa Casa de Santos, onde estava internado para tratamento de problemas nos pulmões e rins. Ele tinha 82 anos.
Athanazildo Correa foi ator, produtor de peças e filmes, diretor e secretário de Cultura de Santos, durante a gestão de Oswaldo Justo.
Além de autor de uma obra criativa e consistente, Tanah era um grande incentivador de novos talentos e inovações artísticas.
Nascido em Bauru, Tanah recebeu em 2005 o título de “Cidadão Santista”, por iniciativa do vereador José Lascane —também já falecido. Em 2020, foi candidato a prefeito de Santos pelo Cidadania.
Em 2011, foi homenageado pela escola de samba x-9, com o enredo “Xisnoviano, macuqueiro, arteiro, teatreiro, a X-9 pioneira saúda Tanah Corrêa e a arte na cultura brasileira”.
Tanah estudou na Fundação Lusíadas, hoje, Unilus, onde cursou Licenciatura Plena em Educação Artística -Artes Cênicas. Ele é o pai do ator Alexandre Borges e tio da jornalista e escritora Vanessa Campos Ratton.
Tanah Correa foi curador das obras de Plínio Marcos, de quem era grande amigo, e fundador do teatro em São Paulo que leva o nome dele.
O diretor teatral deixa a esposa Orleyd Faya e os filhos Alexandre, André, Geórgia, Kenia, Natasha, Ludimila, Geovana, Janaína e Fernanda.