Prefeitura cede espaço para construção de Praça da Cidadania
Em publicação no Diário Oficial de ontem, a prefeitura de Santos liberou uma área de 3.450 metros quadrados para o Governo do Estado, entre os bairros Chico de Paula e Bom Retiro, para a construção da Praça da Cidadania.
A Praça será implantada na Avenida Jornalista Armando Gomes (Av. Beira Rio), na Zona Noroeste, em uma parceria entre Município e Estado. A iniciativa integrará uma série de investimentos que estão sendo projetados pela Prefeitura de Santos nessa região da Cidade, a exemplo do Parque Palafitas e do Conjunto Habitacional Prainha.
O programa é coordenado pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que visa promover soluções integradas nas áreas de educação, economia e ecologia, promovendo cidadania e inclusão social em espaços de extrema vulnerabilidade.
No local, em 386 m² de área construída, será erguido prédio do programa Escola de Qualificação Profissional, que terá escolas de gastronomia, cabeleireiro e barbearia, beleza e bem-estar, moda e arte, informática, construção e sustentabilidade, além de sala multiuso para atividades culturais e comunitárias com a Prefeitura, conforme modelo das Vilas Criativas.
O programa ainda contempla a melhoria das condições urbanas do território com a implantação de áreas voltadas para o esporte, lazer e convivência, visando mais qualidade de vida, participação comunitária e integração da população.
O espaço terá área total de 3.450 m² e contará com academia ao ar livre; pistas de skate, de caminhada e corrida; ciclovia; quadra poliesportiva; quadra de futebol society; quadra de basquete de rua, em tamanho 3×3; área de jogos; parquinho infantil; cinema ao ar livre; horta comunitária e um jardim de chuva.