Obras de drenagem na entrada da cidade avançam

Obras de drenagem no bairro do Saboó irão contribuir para acabar com os alagamentos na entrada da cidade em dias de chuva forte ou maré alta. A intervenção para escoar as águas das chuvas e dos rios em direção ao estuário, na área de competência federal, complementa a macrodrenagem realizada pelo Município na região.

A obra foi iniciada em outubro do ano passado e consiste na construção de um canal de retenção e instalação de galerias e tubos para a drenagem sob a Avenida Portuária. Também conta com a instalação de um canal com cestos, grades e comportas junto à foz do Rio Saboó.

Aduelas

Sob a Avenida Portuária serão implantadas duas galerias em aduelas de concreto (blocos pré-fabricados com formato retangular e vazado, que se encaixam formando grandes tubulações) medindo 4m x 2m, fabricadas para suportar tráfego ferroviário. Isso permitirá a qualquer tempo prosseguir os planos federais de implantar mais ramais ferroviários para os novos terminais portuários do Porto Saboó.

A obra inclui ainda dois tubos de 2,50m de diâmetro sob a avenida para o deságue da futura Estação de Bombeamento, a ser construída pela Prefeitura dentro do Programa Santos Novos Tempos, com aprovação do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Serviços envolvem licenciamento ambiental

O Município providenciou os projetos executivos da macrodrenagem e interferências, contratou e está custeando os serviços da ProAmbiente. A empresa realiza o manejo da fauna e acompanhamento da remoção vegetal, tudo para atender à exigência do licenciamento ambiental.

Segundo o engenheiro Márcio Lara, gerente do programa Santos Novos Tempos, o Município também entregou os licenciamentos de engenharia, arqueológico, fundiário e ambiental.

O Ecoporto, por meio da empresa contratada Ecobulk, construiu canteiro de obras completo e efetuou o desmatamento autorizado na margem do Rio Saboó, do lado do Valongo.

Atualmente, está sendo concluída a construção da base para os recipientes de geotêxtil que receberão os resíduos do desassoreamento do rio (extensão de 300 metros entre as linhas e pátios ferroviários e a avenida portuária), conforme projeto executivo elaborado para a Prefeitura pela Ludemann Engenharia, empresa especializada.

“Já foram entregues no canteiro de obras todas as aduelas ferroviárias que serão instaladas sob a avenida portuária e a draga para o desassoreamento está mobilizada”, diz Márcio Lara.

“Na próxima semana será efetuada a remoção vegetal na margem do lado da Alemoa e em dez dias está previsto o início do desassoreamento, tratamento e disposição dos resíduos em geobags (bolsas filtrantes), que permanecerão em uma das margens, evitando custo de transporte e disposição em aterro”, completou.

Próxima intervenção será sob as linhas e pátios ferroviários

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, informou pela imprensa que o aditamento do contrato de operação das linhas ferroviárias com a MRS será assinado em março. O contrato prevê outorga onerosa para executar a última parte das galerias de drenagem (três galerias em aduelas de 4m x 2m com 95m de extensão) entre a Av. Martins Fontes e as obras que estão sendo executadas atualmente pelo Terminal Ecoporto.

O orçamento da última parte também está estimado em R$ 25 milhões, sem custo para o Município. Os projetos executivos ferroviários com a logística necessária para não parar os trens da margem direita foram entregues à Prefeitura pela MRS, que já adotou todas as providências para a realização da obra. Agora só falta finalizar a análise do Tribunal de Contas da União para a assinatura do termo de aditamento visando a expansão do Porto de Santos.

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Foto: Carlos Nogueira

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