Saúde reforça vacinação durante as férias
Com o aumento do fluxo de viagens durante as férias escolares, o verão e as festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde de Santos reforça a importância da vacinação antes de viajar. A orientação é do Centro de Orientações em Saúde do Viajante (Cosv-Santos), que alerta para a atualização da caderneta vacinal de moradores e turistas.
As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas policlínicas, e aos sábados em locais divulgados pelos canais oficiais da Prefeitura. É necessário apresentar documento com foto, CPF e carteira de vacinação.
Gestantes devem se atentar à vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), indicada a partir da 28ª semana, além das demais doses do pré-natal. Crianças e adolescentes devem atualizar a caderneta, com atenção especial à vacina contra a dengue, destinada a jovens de 10 a 14 anos.
Para viagens internacionais, algumas vacinas são exigidas, como febre amarela, que deve ser tomada ao menos 10 dias antes do embarque, além de poliomielite e SCR (sarampo, caxumba e rubéola), recomendadas conforme o destino. A vacinação ajuda a proteger o viajante e a evitar a reintrodução de doenças no País.
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

