Santos celebra Consciência Negra com arte e serviços gratuitos no Centro e Nova Cintra

Santos encerrou as ações do Mês da Consciência Negra com uma programação especial realizada nesta sexta-feira (28), reunindo rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas e serviços de saúde gratuitos em dois pontos da Cidade: a Praça Mauá, no Centro, e a Policlínica da Nova Cintra.

Centro vira palco de manifestações culturais afro-brasileiras

Na Praça Mauá, a população pôde participar de uma série de atividades que transformaram o local em um grande palco cultural. A programação contou com dança, música e performances, incluindo Balé Afro, Afoxé Obalafin, apresentações teatrais da Manifestação Cultural e exibições de maracatu e capoeira.

Também houve oficina de fuxico, além de uma tenda de saúde com aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

As apresentações foram realizadas pelo percurso Manifestações Culturais, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), com participação de crianças, jovens e idosos atendidos em diversos territórios da Cidade.

Nova Cintra recebe primeira ação

No Morro da Nova Cintra, a Policlínica local recebeu a 1ª Ação Cidadania de Saúde Integral da População Negra, que ofereceu uma série de serviços gratuitos e atividades culturais.

A iniciativa — realizada em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, a Coordenadoria de Igualdade Racial e o Comitê de Saúde da População Negra — incluiu aferição de pressão e glicemia, testes de HIV e tuberculose, atendimento odontológico e orientações de saúde em geral.

Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.