Oficina no Engenho dos Erasmos celebra o Mês da Consciência Negra
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos realiza ciclo de oficinas elaboradas para o Mês da Consciência Negra com ações conduzidas por educadores, especialistas e artistas. A próxima ocorre nesta quarta-feira (26), às 14h.
As oficinas partem das perspectivas dos estudos pós-coloniais e mais especificamente dos pontos de vista decoloniais, propondo encontros para a prática coletiva de análise do discurso da imagem fotográfica e incluindo ações de apropriação e manipulação das imagens para a produção de novos sentidos. Entre as principais referências utilizadas estão obras de escritoras e artistas negras como Françoise Vergès, Tina Campt, Saidiya Hartman, Silvana Mendes, Rosana Paulino e Harmonia Rosales.
A atividade mescla análise e interpretação de imagens, pesquisa histórica, exercícios de tensionamento e ruptura dos discursos que incidem sobre corpos racializados, historicamente subalternizados nas representações imagéticas, seguida de intervenção através da escrita e da colagem, ou ambos.
Serviço
Evento: Engenho dos Erasmos recebe Coral da Universidade de São Paulo
Data: Quarta-feira, 26 de novembro
Horário: 14h
Local: R. Alan Ciber Pinto, 96. São Jorge, Santos-SP
Faixa etária sugerida: A partir de 13 anos
Entrada: Gratuita
Inscrições: https://oficina-leitura-e-interpretacao-tarde.eventbrite.com.br
Foto: Reprodução/Monumento Nacional Ruínas Engenho dos Erasmos

