Complexo Hospitalar da Zona Noroeste passa a se chamar David Capistrano
A partir desta segunda-feira (17), o Complexo Hospitalar da Zona Noroeste passa oficialmente a se chamar Complexo Hospitalar da Zona Noroeste David Capistrano, em reconhecimento ao legado do ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Santos, considerado um dos maiores sanitaristas do Brasil. O decreto que formaliza a alteração foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial.
A notícia já havia sido adiantada pelo secretário de Saúde, Fábio Lopez, durante o encerramento da Semana de Saúde Pública David Capistrano, realizada na última sexta-feira (14). O evento, promovido pela Secretaria de Saúde e pela Escola da Saúde de Santos, é o maior encontro voltado à saúde pública no município.
“É uma justa homenagem a quem se dedicou à saúde pública com tanta coragem e pioneirismo. Muitas das políticas implementadas em Santos por ele se tornaram modelo para o Brasil e adotadas nacionalmente com a chancela do Ministério da Saúde”, afirmou Lopez.
Um legado que transformou a saúde pública
Falecido há 25 anos, David Capistrano da Costa Filho marcou profundamente a história da saúde santista e brasileira. Secretário de Saúde e prefeito de Santos entre 1993 e 1996, Capistrano foi responsável por implementar programas reconhecidos nacional e internacionalmente, consolidando o município como referência em gestão humanizada e eficiente.
Foto: Prefeitura de Santos

