Procon divulga pesquisa de preços para proteger consumidor na Black Friday
Com o objetivo de garantir a transparência e auxiliar o consumidor nas compras da Black Friday (28 de novembro), o Procon Santos realizou um levantamento de preços de eletroeletrônicos na Cidade. A pesquisa, que visa combater a prática da “maquiagem de preço”, está disponível para consulta.
O estudo foi conduzido entre 2 e 20 de outubro em cinco estabelecimentos de grande movimento. Foram catalogados 300 itens, incluindo fones de ouvido bluetooth, cafeteiras, ar-condicionado, geladeiras e Smart TVs, com foco nos preços à vista de cada produto, marca e modelo.
Segundo Sidney Vida, diretor do Procon-Santos, a iniciativa é importante para a proteção do consumidor e para estimular a concorrência leal no comércio local. “Faz com que possa se municiar, a partir de uma referência local, e desestimular a maquiagem de preço”, afirmou o diretor, destacando a importância de o consumidor ter um preço de referência antes das promoções.
A pesquisa oferece aos munícipes uma ferramenta para verificar se os descontos anunciados na Black Friday são reais, permitindo uma compra mais consciente e econômica.
Foto: Isabella Carrari/Prefeitura de Santos

