Novembro Azul em Santos reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
				A campanha Novembro Azul começou em Santos com o propósito de reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo mais frequente entre os homens no Brasil — ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o mais comum na população em geral.
O diagnóstico antecipado aumenta significativamente as chances de cura, e o primeiro passo é simples: realizar o exame de sangue na policlínica de referência do bairro.
Desde esta segunda-feira (3), as unidades de saúde da Cidade estão decoradas com o tema da campanha, estimulando a população masculina a cuidar da saúde.
Em 2025, Santos registrou 32 óbitos por câncer de próstata, número 50% menor em comparação a 2024, quando foram contabilizadas 63 mortes — uma redução que reforça o impacto das ações preventivas e do rastreamento precoce.
Podem participar do check-up homens, mulheres trans e travestis com 45 anos ou mais, mesmo sem encaminhamento médico. A solicitação para coleta de sangue é feita diretamente pela equipe de enfermagem, de forma rápida e gratuita nas policlínicas municipais.

