Santos inicia construção de nova Estação Elevatória para combater enchentes no Saboó
A Prefeitura de Santos assinou o contrato para a construção da Estação Elevatória com Comportas (EEC) 6 no Saboó, um marco importante no enfrentamento às enchentes na Zona Noroeste. A obra, avaliada em R$ 153.333.626,54 e a cargo da Terracom Construções, tem previsão de início até o final deste ano e prazo de 42 meses.
A EEC6 integra um amplo projeto de drenagem com 14 estações na região, financiado em parte pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe) através do programa Santos Mais. A construção ocorrerá em paralelo com a canalização do Rio Lenheiros, em parceria com a MRS Logística, que investirá cerca de R$ 100 milhões.
Com oito conjuntos de bomba vertical a diesel, a EEC6 terá capacidade de vazão de 20m³ por segundo, podendo esvaziar uma piscina olímpica em apenas dois minutos. Ela beneficiará diretamente uma área de 2km² no Saboó.
Desde maio de 2023, a EEC 7 Engenheiro Marcos Diniz já opera nos bairros Castelo e Areia Branca, demonstrando a eficácia do sistema no controle de alagamentos.

Foto: Nathalia Filipe/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.