Restaurante-Escola Estação Bistrô será reformado com parceria entre Unisantos e Petrobras

O Restaurante-Escola Estação Bistrô, localizado no Valongo, em Santos, vai ganhar uma estrutura totalmente renovada. A reforma será viabilizada pela parceria entre a Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a Petrobras, dentro do Projeto PetroChef – Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas, lançado oficialmente nesta quarta-feira (10), na Unisantos.
Desde 2012, o Estação Bistrô é referência em ensino de gastronomia, turismo e atendimento à comunidade, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santos e a universidade. Agora, além de continuar como espaço de aprendizado e atração turística, o restaurante se tornará também um dos pilares do PetroChef, contribuindo para a formação de 1.400 jovens e adultos, com prioridade para mulheres e população negra de bairros como Valongo, Centro, Saboó, Morro da Penha, Morro do São Bento e Morro do Pacheco.
Inclusão social e capacitação profissional em gastronomia
Com investimento de R$ 9 milhões da Petrobras, o projeto vai oferecer cursos gratuitos em áreas como:
-
serviços de alimentos e bebidas;
-
ajudante de cozinha;
-
cozinheiro profissional;
-
cozinheiro para coletividade;
-
higiene e manipulação de alimentos para ambulantes;
-
aceleradora de empreendedorismo em alimentos e bebidas.
As aulas serão realizadas no Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da Unisantos (Vila Mathias), no Restaurante-Escola Estação Bistrô (Valongo) e na Capela Nossa Senhora Aparecida (Saboó). Além da gratuidade, os participantes receberão bolsa-auxílio, incentivando a adesão ao programa.
Um projeto que une educação, turismo e economia criativa
Segundo o reitor da Unisantos, Marcos Medina Leite, a iniciativa fortalece o papel da universidade no desenvolvimento regional: “Mais do que formar profissionais, estamos abrindo caminhos de inclusão e transformação social. O Estação Bistrô e o novo Laboratório de Gastronomia e Nutrição serão espaços de capacitação que unem educação, empregabilidade e impacto social.”
O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa, também ressaltou a importância da parceria: “A modernização do Estação Bistrô valoriza o turismo e o patrimônio do Valongo, mas, acima de tudo, promove inclusão social ao capacitar pessoas de baixa renda e inseri-las no mercado de trabalho.”
Inscrições abertas
As aulas começam em 15 de setembro de 2025 e seguem até 2 de dezembro de 2027, contemplando mais de 60 turmas ao longo do período. As inscrições devem ser feitas pela internet.