Parque Palafitas avança com instalação de telhado e recebe prêmio nacional de habitação

No dia em que a Zona Noroeste de Santos completou 49 anos, o Parque Palafitas, no Dique da Gilda, deu mais um passo importante para sair do papel. O telhado, com cerca de sete toneladas, foi içado e colocado em uma das torres de quatro pavimentos em construção no futuro bairro Vila Gilda. A operação durou aproximadamente 60 minutos e marcou o avanço de um dos maiores projetos de urbanização do Brasil.

O empreendimento-piloto prevê a construção de 60 moradias sustentáveis, com infraestrutura completa, comércio, lazer e ações de regeneração do mangue. O local, que abriga a maior favela de palafitas do País, será transformado em um bairro planejado com soluções rápidas, modernas e sustentáveis.

Reconhecimento nacional

O Parque Palafitas foi premiado no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado de 17 a 19 de setembro, em João Pessoa (PB). O projeto recebeu o Prêmio de Solução Inovadora para Habitação, na categoria Uso ou desenvolvimento de novas tecnologias em HIS, reconhecimento concedido a iniciativas que buscam enfrentar problemas históricos de irregularidade e risco habitacional.

Expectativa de entrega

De acordo com o prefeito Rogério Santos, que acompanhou a operação neste domingo, a previsão é entregar as habitações até o fim do ano. “Entregamos no fim do ano, com as habitações prontas. Faremos todo o projeto social de transferência das pessoas para cá. Significa muito e é esperança para muitas famílias”, afirmou.

O prefeito destacou ainda o caráter inovador da iniciativa: “Mesmo antes de ser entregue, já é premiado como projeto inovador, com soluções modernas e sustentáveis. Já temos recursos do Governo Federal e do Estado para expandir o projeto. É um sonho que está virando realidade”.

Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.