Festival Santista de Teatro 2025 celebra 67ª edição com 30 atrações gratuitas em Santos

O Festival Santista de Teatro 2025 chega à sua 67ª edição como a mostra de artes cênicas em atividade ininterrupta há mais tempo no Brasil. Entre 1º e 7 de setembro, o evento reúne mais de 30 atrações gratuitas em teatros e espaços públicos de Santos, com realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e apoio da Secretaria de Cultura (Secult).
Além das mostras oficiais — regional e estadual —, o Festival Santista de Teatro 2025 presta homenagem aos 90 anos do nascimento do dramaturgo santista Plínio Marcos. A programação especial Ação Plínio Marcos Baixada Santista contará com intervenções, leituras dramáticas, performances e cenas inspiradas nas obras e nos temas do autor, revisitados sob o olhar de artistas contemporâneos.
A abertura está marcada para segunda-feira (1º), às 20h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), com o espetáculo convidado Macuco, de Vítor Nóvoa, com direção de Luiz Fernando Marques (Lubi). Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria, uma hora antes do início da apresentação.
A peça, protagonizada por Edgar Castro e Jackson França, traz ainda a participação da atriz Cleide Queiroz, em vídeo. A narrativa acompanha um entregador de aplicativo em processo de envelhecimento, que sonha em retornar à ilha onde cresceu, enquanto enfrenta as marcas da repressão sofrida na infância e o apagamento de sua ancestralidade.
Mostras oficiais
Na Mostra Estadual do Festival Santista de Teatro 2025, serão apresentados espetáculos de companhias paulistas como: Okama (Cia. 2 Miados), Labirinthos (Cia. Teatral Energós), O Legítimo Pai da Bomba Atômica (Coletivo Oriente-se), Corpo História (Companhia OBS), O Varal (Cia. Navega Jangada) e A Luta (Cia. Madeirite Rosa).
Já a Mostra Regional trará produções da Baixada Santista e cidades próximas, como 50+ – O Game da Memória(Grupo Tescom, Santos), Onde Está o Guará? (Coletivo 302, Cubatão), Giz (Cia. Teatro em Brasa), Benjamin – O Filho da Felicidade (Cia. Trilha de Teatro, Santos) e Vozes Veladas (Coletivo (A)gente, Santos).
Homenagem a Plínio Marcos
Dentro da Ação Plínio Marcos, destaque para montagens como Noticiário Brasileiro (Lípari), Máquinas, Dores e Amores (Cia. Nós De Dois), Longa Balada Noite (A) Dentro de Um Palhaço (O Coletivo), Conto Histórias Seres Invisíveis (Em Bando Coletivo) e As Damas de Plínio (Coletivo Eríneas).
O Festival Santista de Teatro 2025 contará ainda com atividades paralelas e ações formativas, todas gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser conferida no site festivalsantistadeteatro.com.
Foto: Divulgação