Baixada Santista se mobiliza para o Dia Mundial da Limpeza

A Baixada Santista se prepara para receber, no dia 20 de setembro, a partir das 9h, a maior edição já realizada do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). O movimento, promovido pelo ColaBora Mundo, terá ações simultâneas em praias, rios e mangues da região, reunindo voluntários, empresas, órgãos públicos e instituições do terceiro setor em uma grande corrente de conscientização ambiental.
Neste ano, a expectativa é superar todos os recordes. Mais de 100 instituições já confirmaram presença, número cinco vezes maior em relação a 2024. No último ano, cerca de mil voluntários recolheram aproximadamente 25 mil resíduos nos arredores da Praça das Bandeiras, no Gonzaga.
Interessados em participar devem se inscrever pelo formulário: clique aqui.
Estrutura e organização
A ação contará com tendas de apoio, pontos de água potável em parceria com a Sabesp e ecopeneiras para a limpeza da areia, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam). Além da Prefeitura de Santos, participam da mobilização institutos ambientais, universidades, órgãos estaduais e federais, empresas privadas e voluntários engajados.
Mobilização regional
Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Gabriel Miceli, o Cleanup Day está alinhado ao trabalho ambiental da Prefeitura. “Estamos na Década do Oceano e a educação ambiental é pilar fundamental para termos um mar mais saudável e sustentável. O Cleanup Day gera impactos positivos nas praias, mangues e rios, reforçando a responsabilidade de cada um”.
O evento também será a primeira grande mobilização organizada que envolve os oito municípios da Baixada Santista em torno de um único propósito ambiental.