Mostra MABS 2025 apresenta 14 curtas e debates sobre audiovisual no Guarany

O Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) realiza, de quarta-feira (27) a sexta (29), a 16ª edição da Mostra MABS, evento gratuito que fortalece a produção regional e amplia o acesso da população à cultura.

As atividades ocorrem no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro Histórico) e no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). A programação inclui exibição de 14 curtas-metragens, debates com realizadores e o lançamento de um banco de profissionais do audiovisual regional.

Fórum de abertura

A programação começa na quarta-feira (27), no Teatro Guarany, com o Fórum Audiovisual da Baixada Santista, que terá como tema “O Filme Está Pronto. E Agora?”.

O debate abordará as etapas posteriores à produção de uma obra, seus desafios e oportunidades. Entre os convidados estão:

  • Eduardo Bordinhon (ator, professor e pesquisador);

  • Tiago Neves (cineasta paraibano premiado);

  • Thays Villar (atriz, diretora e dramaturga);

  • Ricardo Vasconcellos (produtor cultural).

A mediação será da cineasta e professora Raquel Pelegrini. Também participam os coordenadores do MABS: Dino Menezes, Van Aguiar, Ariel Quintela, Tales Ordakji, Cibele Gonçalves e Cássio Santos.

Na mesma noite, será lançado o Cinemabs, plataforma que conecta profissionais técnicos e artísticos da região, com ferramentas de busca em mais de 50 categorias, incluindo segmento para casting de atrizes e atores.

Exibição dos curtas

Na quinta-feira (28), a Mostra MABS ocupa novamente o Teatro Guarany com 14 curtas-metragens produzidos na região, distribuídos em duas sessões: às 19h30 e às 21h30.

Entre os títulos estão: Antes da Rua (Bete Nagô), Domingo (Nabru Andrade), Glória (Letícia Polan), O Voo de Dener(Rafaela Souza) e Reflorescer – Maternidade Lésbica (Isabella Graça), entre outros.

Após as sessões, haverá a entrega do Troféu Toninho Dantas às equipes dos filmes e a tradicional “Festa do Cinema”, com a DJ Iasmin Alvarez, apresentada por Bete Nagô e Thays Villar.

Encerramento no Miss

A Mostra se encerra na sexta-feira (29), no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), às 19h, com um debate entre realizadores e a curadoria desta edição.

Na ocasião, também será feito o lançamento online dos filmes exibidos na 16ª Mostra MABS na plataforma Cinemabs, onde ficarão disponíveis até o dia 31 de agosto. O catálogo será ampliado e ganhará novos filtros de busca, contribuindo para a preservação da memória e da identidade audiovisual da Baixada Santista.

O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.