Santos intensifica vacinação contra sarampo e convoca pais de bebês de 6 a 11 meses

A Prefeitura de Santos está reforçando o chamamento para a vacinação contra o sarampo. Desde 1º de julho, 40,79% dos bebês de 6 a 11 meses já receberam a dose zero da vacina. A meta, no entanto, é vacinar 95% deste público-alvo, formado por 1.287 crianças.

A aplicação da dose extra é uma medida de prevenção contra a reintrodução do sarampo no Brasil, já que a doença voltou a circular em diversos países das Américas. Até o dia 8 de agosto, o Ministério da Saúde confirmou 22 casos importados de sarampo no País — todos de brasileiros que adquiriram a doença em viagens ao exterior.

Por que a dose zero é importante?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode ser letal em bebês, devido à fragilidade do sistema imunológico nessa faixa etária. A dose zero garante uma proteção precoce e fortalece a barreira contra a circulação do vírus no Brasil.

Vale destacar que essa dose extra não substitui o calendário vacinal de rotina: as aplicações devem ocorrer normalmente aos 12 meses e novamente aos 15 meses, com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.

Onde vacinar em Santos

A vacina contra o sarampo está disponível:

  • Policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

  • Aos sábados, das 9h às 13h30, em unidades de saúde informadas toda sexta-feira nos canais oficiais da Prefeitura de Santos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.