Semana do Patrimônio: Fams apresenta ações educativas no Outeiro

A Semana do Patrimônio ganhou destaque nacional com a participação da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) no evento Ofícios de Clio 2025 – Acervos em Tempos de Construção, realizado virtualmente pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (13).
Representando Santos, as historiadoras e educadoras Sandra Ramos e Adriana Negreiros, do setor educativo da Fams, apresentaram um panorama das ações desenvolvidas com alunos e educadores para fortalecer a consciência preservacionista e o sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio cultural.
Entre as iniciativas mostradas, estão: visitas e oficinas de arqueologia no Outeiro de Santa Catarina, roteiros guiados pelo Centro Histórico, formações para professores, contação de histórias com o personagem Pirata e o Programa Memória – História Oral, com mais de 300 depoimentos registrados.
“Aqui nossas ações contemplam desde a educação infantil até o ensino superior, envolvendo também os educadores e toda a sociedade nesse movimento de valorização e preservação do patrimônio, seja ele material ou imaterial”, afirmou Sandra Ramos.
Patrimônio em debate nacional
O Ofícios de Clio, em sua 8ª edição, é reconhecido como um espaço de debates e troca de experiências sobre o patrimônio histórico e cultural. Com o tema Acervos em Tempos de Recuperação, a edição de 2025 trouxe reflexões sobre a preservação de bens culturais afetados por desastres ambientais e depredações, como a tragédia climática no Rio Grande do Sul em 2024.
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos