Santos inicia mutirão de cirurgias pediátricas e reduz fila de espera no SUS

A fila de espera por cirurgias pediátricas de baixa complexidade em Santos começa a diminuir a partir desta quinta-feira (24). A Secretaria Municipal de Saúde dá início ao primeiro mutirão de consultas e procedimentos cirúrgicos infantis, beneficiando 124 famílias da Cidade.
As primeiras crianças passam hoje por avaliação com cirurgião pediátrico e anestesista no Hospital Arthur Domingues Pinto, unidade do Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, referência municipal nesse tipo de atendimento. Na mesma ocasião, os pacientes já saem com a data da cirurgia agendada.
Entre os procedimentos contemplados estão:
-
Parafimose
-
Fimose
-
Hérnia inguinal
-
Hérnia umbilical
-
Cistos subcutâneos
-
Hipertrofia do prepúcio
-
Hidrocele
-
Testículo não-descido
-
Polidactilia
As primeiras cirurgias devem ocorrer já na próxima semana, promovendo mais agilidade e conforto às famílias que aguardavam pelo atendimento na rede pública.
Mais mutirões ainda neste ano
Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, o mutirão marca o início de uma série de ações planejadas para 2025: “Este é o primeiro de alguns mutirões que estamos prevendo ainda neste ano para o Complexo Hospitalar da Zona Noroeste. Não apenas cirúrgicos, mas também de exames. Estamos organizando todas as demandas e verificando oportunidades dentro da capacidade instalada.”
A Secretaria orienta que os munícipes mantenham os dados atualizados nas policlínicas de referência, principalmente os telefones de contato, para garantir o agendamento das consultas e procedimentos.
Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos