Vila Criativa do Santa Maria será novo espaço para capacitação e bem-estar em Santos

O bairro Santa Maria, na Zona Noroeste de Santos, está prestes a ganhar um novo e importante equipamento comunitário. O imóvel localizado na Rua Viriato Correa da Costa, 116, está passando por uma reforma completapara abrigar a 11ª Vila Criativa de Santos. As obras incluem melhorias estruturais, acessibilidade e climatização, com previsão de conclusão ainda neste semestre.

Sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), a revitalização transformará o espaço em um centro de referência para ações gratuitas de capacitação, cultura, inclusão social e qualidade de vida voltadas aos moradores da região.

Etapas da obra avançam

As obras já demonstram grandes avanços. A cobertura antiga de telhas de amianto foi substituída por telhas de fibrocimento, além da instalação de uma nova estrutura metálica. Também foram finalizadas as alvenarias, regularizado o contrapiso e iniciadas as instalações de infraestrutura elétrica, hidráulica, climatização e lógica.

O engenheiro civil da Seobe, Bruno Watanabe Ono, destaca que o andar superior está em estágio mais adiantado, com piso cerâmico assentado, forro em drywall instalado e portas posicionadas. No térreo, estão em andamento os serviços de piso, divisórias e esquadrias. Na área externa, os andaimes estão sendo montados para aplicação de pastilhas.

A reforma é realizada pela empresa E.C.P. TEC, vencedora da licitação, com investimento de R$ 1.190.350,52, incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.

Investimento em inclusão e cidadania

Com 7,1 mil moradores, o bairro Santa Maria tem raízes históricas ligadas a antigas áreas de manguezal às margens do Rio São Jorge. Agora, com a nova Vila Criativa Santa Maria, a comunidade terá acesso a diversas atividades que valorizam a autoestima, promovem a integração social e ampliam oportunidades de aprendizado.

Entre os serviços previstos estão o Salão Autoestima, cursos promovidos pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e Comunicação e Economia Criativa (Secom), além de dança de salão, pilates e ginástica rítmica, com atenção especial ao público sênior.

Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.