Exposição em Santos aborda filmes sobre diversidade

A arte visual e o cinema se encontram em uma instigante exposição que será inaugurada nesta quinta-feira (15), às 19h, na Galeria Patrícia Galvão, localizada na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, em Santos. Intitulada “Recortarte”, a mostra é uma iniciativa do Coletivo Luminares que propõe um diálogo inovador entre a expressividade da arte urbana e a força das narrativas cinematográficas.
Para conceber as obras, as artistas Isabela Marques, July Ana e Kall buscaram inspiração em dez filmes, tanto nacionais quanto internacionais, que abordam de maneira sensível e profunda temas cruciais como inclusão social, questões raciais e igualdade de gênero. Através das técnicas do grafite e da colagem, elas reinterpretam cenas e mensagens desses filmes, transformando-as em impactantes peças visuais.
A seleção dos filmes que serviram de base para a exposição passou por um cuidadoso processo de curadoria. Entre os títulos escolhidos, destacam-se produções renomadas como os brasileiros ‘Central do Brasil’ e ‘Cidade de Deus’, além de ‘Que Horas Ela Volta’ e o sucesso de bilheteria ‘Pantera Negra’.
Com produção de Daniel Anillo, Érika Freire e Gilson Oliveira, a exposição “Recortarte” oferece entrada gratuita ao público. A visitação estará aberta até o dia 6 de junho, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 18h. Este projeto cultural foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Santos.
Para mais informações sobre a exposição e o trabalho do coletivo, os interessados podem acessar o perfil do Instagram @coletivoluminares. Uma oportunidade única de vivenciar a convergência entre o cinema engajado e a vibrante arte urbana em Santos.