Vila Criativa do Santa Maria será entregue no segundo semestre

A transformação de um imóvel no coração da Zona Noroeste de Santos já está em ritmo acelerado. Com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano, a Vila Criativa do Santa Maria, localizada na Rua Viriato Corrêa da Costa, 116, vai oferecer uma nova estrutura moderna, acessível e climatizada para atender a população local com atividades educativas, culturais e de autoestima.

A obra, sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), já registra importantes avanços. Entre os serviços executados estão a instalação da cobertura metálica, substituição das antigas telhas de amianto por telhas de fibrocimento, alvenarias finalizadas, reboco em andamento e infraestrutura elétrica, hidráulica e de climatização concluídas. No momento, os trabalhos se concentram na instalação da plataforma vertical de acessibilidade, colocação de divisórias em drywall e esquadrias.

Investimento e estrutura

Com investimento de R$ 1.190.350,52, a reforma está sendo realizada pela empresa E.C.P. TEC, vencedora da licitação, e contempla material, equipamentos e mão de obra.

A Vila Criativa do Santa Maria terá 345,40 m² de área construída, divididos entre térreo (213,12 m²) e pavimento superior (132,28 m²). O piso térreo abrigará recepção, salão de ginástica, copa, jardim e salas para atendimento de beleza e atividades diversas. Já no piso superior, haverá uma sala de informática, uma sala de estética e uma área administrativa.

Programação voltada ao público sênior

Mais do que um espaço físico, a Vila Criativa será um ponto de encontro para o bem-estar da comunidade. Estão previstos cursos promovidos pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e Comunicação e Economia Criativa (Secom), além de atividades como dança de salão, pilates e ginástica rítmica, com atenção especial ao público sênior. O local também contará com um “salão autoestima”, com serviços voltados ao cuidado pessoal.

Doação e história do bairro

A concretização do projeto só foi possível graças à parceria com a Sociedade de Melhoramentos do Santa Maria, que doou três imóveis à Prefeitura – dois na Rua Adriano de Campos Tourinho e um na Rua Viriato Corrêa da Costa. A Câmara Municipal aprovou a doação.

Fundado na década de 1940 sobre uma área de manguezal, o bairro Santa Maria mantém até hoje vestígios dessa origem nas margens do Rio São Jorge. Atualmente, abriga cerca de 7.100 moradores e passa a contar, em breve, com um novo equipamento público que promete movimentar a vida social e cultural da região.

Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.