Santos soma mais de 700 novas árvores em 2025

A cidade de Santos segue fortalecendo suas políticas ambientais com a ampliação da cobertura vegetal urbana. Nos quatro primeiros meses de 2025, foram incorporadas 734 novas árvores na porção insular do Município. Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), que inclui nesse total as ações do recém-lançado Programa Santos Sustentável.

Lançado em março, o programa tem como meta o plantio de 2 mil mudas até o final de 2025, contribuindo diretamente para o combate às ilhas de calor, melhoria da qualidade do ar e aumento da biodiversidade urbana. Atualmente, o arvoredo de Santos conta com cerca de 35 mil vegetais.

Plantio estratégico na Alemoa

O mais recente reforço aconteceu nesta terça-feira (29), com o plantio de 50 mudas na Avenida Alfredo das Neves, uma das principais vias do bairro da Alemoa, onde o intenso tráfego de caminhões exige ações mitigadoras dos impactos ambientais. A escolha das espécies também reforça o compromisso com a flora nativa da Mata Atlântica, com exemplares como ipê-amarelo, aroeira-pimenteira, inguá-de-metro, embaúba, carobinha, pitanga, grumixama e quaresmeira.

Além da Alemoa, bairros como Campo Grande, Bom Retiro, Santa Maria, Caneleira, Gonzaga, Macuco, José Menino e a Vila Fátima (Morros) também receberam novas mudas. Embaré, Estuário, Marapé, Boqueirão e Ponta da Praia estão mapeados para futuras ações.

Planejamento técnico e metas para 2025

Paralelamente, o Município avança na estruturação de seus eixos de planejamento com a formação de grupos técnicosvoltados ao Plano de Arborização Urbana e à revisão do decreto dos Edifícios Verdes Inteligentes. Os grupos são compostos por técnicos de várias secretarias municipais, permitindo ação integrada e mais ágil nos projetos ambientais em curso.

Em relação ao setor de fiscalização ambiental, a Semam já autorizou 1.183 novos plantios em 2025. Essas autorizações abrangem áreas internas, espaços residenciais e compensações ambientais exigidas de novos empreendimentos imobiliários. A expectativa é de que o volume aumente com a tramitação de novos projetos em análise.

Foto: Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.