Centro de Santos terá novo conjunto habitacional

m novo passo na política de habitação social foi dado em Santos. O Centro da cidade vai ganhar um conjunto habitacional de interesse social com 40 apartamentos, destinados exclusivamente a pessoas inscritas nos movimentos de moradia da Cidade. O anúncio foi feito na última quarta-feira (23), durante reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em São Paulo.
A expectativa é que as obras do novo conjunto habitacional comecem ainda este ano, reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso à moradia digna.
O projeto foi articulado em um encontro entre o presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, o prefeito Rogério Santos e o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado. A iniciativa reforça a parceria entre os órgãos estadual e municipal para garantir soluções concretas de moradia para a população mais vulnerável.
Mais investimentos em habitação social
Essas 40 novas unidades se somam ao projeto Santos L, recentemente anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, que prevê a construção de 113 apartamentos voltados aos moradores de cortiços da região central. Ambas as ações serão financiadas pela CDHU.
“A CDHU garantiu recursos para mais 40 unidades, além das 113 que foram anunciadas pelo governador, para atender à demanda por habitação de interesse social em Santos. Esses projetos são importantes também porque integram a revitalização da região central”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Revitalização e inclusão social
Além de oferecer moradia digna, os projetos habitacionais em andamento integram o plano de revitalização do Centro Histórico de Santos, promovendo não só melhorias urbanas, mas também inclusão social e qualidade de vida para moradores de baixa renda.
A criação de novas moradias voltadas a movimentos organizados de moradia é uma das formas de reconhecer e dar resposta às reivindicações históricas por acesso à habitação em áreas centrais, com infraestrutura e serviços públicos.
Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos