Exposição sobre ODS chega ao Jardim Botânico de Santos

Depois de passar pela Praça Mauá, no Centro Histórico, a exposição itinerante ‘O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo’ chegou nesta terça-feira (22) ao Jardim Botânico Chico Mendes, no bairro Bom Retiro, em Santos. A mostra fica aberta ao público até o dia 5 de maio, propondo uma experiência de arte, reflexão e consciência ambiental em meio à natureza.

A exposição destaca os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, além do 18º ODS, uma proposta brasileira voltada à igualdade étnico-racial, incorporada como símbolo da luta pela inclusão e equidade.

Arte, espelhos e consciência

As obras estão distribuídas em totens de 1,70 metros de altura, com três faces que combinam arte visual e interatividade. Um dos lados exibe a bandeira do ODS representado, outro apresenta a obra artística criada exclusivamente para o projeto, e o terceiro lado traz um espelho com uma pergunta direta ao visitante: “E você, o que está fazendo para o futuro agora?”

A proposta convida o público a refletir sobre sua relação com os desafios globais – como mudança climática, educação de qualidade, igualdade de gênero, justiça social e consumo responsável – por meio da autorreflexão e do contato com a arte.

Parceria por um futuro melhor

A exposição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, Transbrasa, Nunes Projetos Incentivados, Movimento ODS Santos 2030 e Autoridade Portuária de Santos, com apoio do Promicult – Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura.

Após o Jardim Botânico, a mostra seguirá itinerante por outros bairros de Santos, levando os ODS a diferentes públicos e ambientes da cidade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.