Obras de drenagem no Morro do José Menino são concluídas

A Prefeitura de Santos concluiu, com 119 dias de antecedência, as obras de drenagem no Morro do José Menino. Os trabalhos, finalizados na última segunda-feira (14), incluíram a reconstrução do canteiro central da Avenida Presidente Wilson e o replantio da grama, além da desmontagem do espaço de trabalho na calçada junto à faixa de areia.
Com isso, a segunda e última etapa do projeto de reestruturação do sistema de drenagem está oficialmente encerrada, restando apenas a sinalização viária horizontal definitiva na Presidente Wilson, além do recapeamento do trecho de junção com a Rua Monteiro Lobato — uma medida que eliminará as irregularidades no pavimento.
As intervenções foram supervisionadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), com execução da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública. O contrato tem validade até agosto, mas as obras foram finalizadas com quase quatro meses de antecedência.
Fases da obra
A reestruturação foi dividida em duas etapas principais, sendo esta segunda composta por três fases:
-
Fase 1: Assentamento de 36 aduelas de 1,60m x 0,60m e dois poços de visita no sentido Santos da Avenida Presidente Wilson. Foram instaladas ainda nove aduelas adicionais até um poço de visita existente próximo ao canal zero, na faixa de areia. A etapa foi concluída em 69 dias.
-
Fase 2: Executada em dois estágios, envolveu o assentamento de 29 aduelas de 1,50m x 0,60m e mais dois poços de visita ao longo do canteiro central. Essa fase terminou no dia 21 de março, também antes do prazo contratual.
-
Fase 3: Finalizada no último dia 14, contemplou a interligação das tubulações da Presidente Wilson aos 12 metros de aduelas previamente instaladas na Rua Monteiro Lobato.
A obra ainda previu aberturas no canteiro central da avenida para permitir o funcionamento reversível das pistas em momentos de necessidade, minimizando o impacto no tráfego da região.
Investimento e benefícios
Com investimento de R$ 7.272.469,89 — provenientes do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal —, o projeto visa solucionar de forma definitiva os problemas de escoamento de águas pluviais na região.
A instalação das aduelas, estruturas de concreto armado, melhora significativamente o controle e a contenção do fluxo das águas, reduzindo drasticamente os riscos de alagamento, especialmente em períodos de chuvas intensas.
A primeira etapa da obra havia sido concluída em abril de 2024, com a instalação de 767 metros de tubulação no morro e renovação asfáltica da área. Agora, com a entrega antecipada da segunda etapa, a expectativa é de que a região do José Menino enfrente um próximo verão com muito mais segurança e infraestrutura adequada.
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos