Exposição em Santos aborda exploração de territórios e mineração

A cidade de Santos recebe a exposição “A Carne de Gaia”, que lança um olhar crítico sobre a exploração de territórios e a mineração. A mostra, da artista Beá Meira, conta com a participação de artistas indígenas e estará em exibição gratuita na Galeria de Arte Braz Cubas até 30 de abril.
A exposição aborda temas como território, mineração e povos indígenas, apresentando trabalhos que abrangem diversas técnicas, desde pintura e gravura até tecelagem. A ideia da mostra surgiu após Beá Meira realizar uma residência artística no Rio Negro, no Amazonas, em 2023, inspirando-a a produzir uma tapeçaria com o mapa do desmatamento da floresta.
Além das obras, o público terá a oportunidade de participar de uma oficina de bordado coletivo ministrada pela artista Beá Meira, onde ocorrerá uma conversa sobre bordados, arte e ciência. A exposição busca estabelecer uma relação entre geologia e biologia, utilizando técnicas como litografia e gravura em madeira para reproduzir imagens de mineração e mapeamento na Amazônia.
Foto: Divulgação