Mutirão ‘Quem usa Cuida’ realiza segunda ação no Jardim Botânico
O Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro), na Zona Noroeste de Santos, recebe neste sábado (5), das 9h às 12h, a segunda edição do Mutirão ‘Quem Usa Cuida’. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) mobiliza munícipes que frequentam o parque para ações de zeladoria, buscando conscientizar sobre a preservação dos bens públicos.
A ação é realizada em parceria com a Fundação Rotary Club Santos-Praia, Programa Mãos Que Ajudam e Loja Maçônica Antônio dos Santos Costa. Entre as ações de zeladoria previstas para essa edição estão o reparo de canteiros, pinturas de guias e sarjetas, retirada de folhas, galhos etc.
A ideia do mutirão partiu da coordenação do Jardim Botânico, que contou com o auxílio de entidades voluntárias para as ações e motivou a participação dos munícipes.
O coordenador do parque, Edson Inácio, explica que o evento é voltado para os utilizadores dos espaços. “Dessa forma, a gente consegue não só passar essa mensagem sobre conservação, mas também deixar o bem público de uma forma que as pessoas possam olhar e admirar. Quando isso é feito por essas pessoas, a gente está educando”, diz.
Ele lembrou que a primeira edição foi um sucesso, com as entidades participantes podendo deixar o seu recado. “Percebemos que isso elevou a autoestima da galera que participou e houve uma boa aceitação do público que utiliza o parque. Entendo ser essa a melhor atitude para manter o nosso Jardim Botânico em uma condição aceitável e bem-organizada”, ressaltou.
Vilma Lopes, presidente do Programa Mãos Que Ajudam, falou sobre o que espera do mutirão. “A expectativa é de que, por meio do trabalho voluntário, a comunidade seja sensibilizada e conscientizada para poder conservar o bem público e que tenha mais desejo de participar, sabendo que todo esse cuidado é para ela e para a família poderem usufruir”, complementou.
Mutirão
Simultaneamente, também será realizado no parque um mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZV), será realizada uma busca por focos com larvas de mosquito nas dependências do parque, para serem devidamente eliminados.
Feira de Domingo
No domingo (6), quem for ao Jardim Botânico poderá conferir não apenas o resultado do mutirão, mas também curtir a feira de artesãs da Zona Noroeste, que contará com 35 expositoras e também apresentações musicais, das 11h às 18h.
Os visitantes poderão adquirir produtos como roupas, bijuterias de materiais reciclados, peças de crochê, bonecas, vidro decorado, patchwork, além de doces e salgados.