Santos inicia obras do maior complexo educacional público na Zona Noroeste
O pontapé inicial para a construção do maior complexo educacional público de Santos, no bairro São Manoel, na Zona Noroeste, foi dado nesta segunda-feira (23). O início das obras da nova e moderna escola Azevedo Júnior, na Praça Nicolau Geraigire, integra a programação comemorativa de aniversário dos 477 anos da Cidade.
Com a praça totalmente cercada por tapumes, um trator iniciou a remoção da grama e das arquibancadas de um campo de futebol existente no local da obra, preparando a área para os serviços de fundação da nova escola Azevedo Júnior, que deverá estar pronta em fevereiro do próximo ano.
O complexo integrará as unidades municipais de ensino Dr. José Carlos de Azevedo Júnior e Flávio Cipriano Barbosa, atualmente localizadas nas ruas Nicolau Moran, 21, e Coronel Feliciano Narciso Bicudo, 598, respectivamente, ambas no São Manoel.
“Será um complexo com ensino em período integral, fazendo parte da meta de incluir 75% da educação de Santos neste sistema até 2024. Agradeço à comunidade, que abriu mão de seu espaço de lazer por esse breve período para dar espaço à educação. E no futuro ganharão um novo centro esportivo”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Com 4.680,90 m², o equipamento contemplará os ensinos Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio, sendo este último em colaboração com o Governo do Estado. “O complexo atenderá mais de mil alunos, sendo 305 da UME Flávio Cipriano Barbosa e 915 da Azevedo Júnior, desde o berçário, com crianças a partir de 4 meses de idade, ao EJA, com alunos com mais de 70 anos”, informou a secretária municipal de Educação (Seduc), Cristina Barletta.
Como será construído na Praça Nicolau Geraigire, próximo aos prédios atuais das escolas, evitará o remanejamento de alunos, não interferindo no dia a dia dos estudantes. A construção do complexo escolar soma investimento que ultrapassa R$ 20 milhões.