Festa de Bom Jesus é grande atração na Ilha Diana

A Festa do Padroeiro Bom Jesus, na Ilha Diana, localizada na área continental de Santos, está de volta e com vasta programação, após dois anos de paralisação devido à pandemia de covid-19. A 62ª edição do evento acontece nos próximos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto, das 11h às 23h, com atrações musicais, culturais, religiosas e gastronômicas. A Catedral e toda comunidade local já se preparam para louvar o padroeiro do local.

A celebração, que deve atrair cerca de duas mil pessoas, também é uma ótima opção de lazer para os visitantes, que podem conhecer mais sobre a cultura local, além de participar de uma grande festa.

Para os moradores da Ilha, em especial a colônia de pescadores, o evento garante a obtenção de recursos e a preservação dos costumes locais. Durante os dias de festa, os devotos e visitantes poderão saborear a típica culinária caiçara como a tainha, o lambe-lambe, panqueca de marisco do mangue e outras opções como camarão, marisco à vinagrete, frango à passarinho, contrafilé, doces, fritas, lanches, salgados, bebidas diversas, distribuídas em seis barracas na comunidade, além dos restaurantes espalhados pelo bairro. 

Também vão poder conhecer o artesanato da Caruartes e do Turismo de Base Comunitária (TBC), que são feitos por moradores do bairro Caruara. As crianças terão um espaço reservado com cama elástica, brinquedos infláveis e um parquinho, além de atividades de contação de história, maquiagem artística e escultura de balões. 

Já que estamos falando de festa, música não pode faltar! Todos poderão curtir os shows musicais de artistas populares como Bryan Cruz (Piseiro), Serginho Zimbaue, Banda Devanejo, Grupo Rara União, Júnior Menezes e Henrique Nascimento, Duh Pagode, Obrunitinho, Thiagão do Samba, DJ Santine e Fábio Biguá. 

O transporte hidroviário para o evento será gratuito, com embarques na estação que fica atrás da Alfândega, no Centro. Nos sábados 6 e 13 (das 6h50 às 23h30), e nos domingos 7 e 14 (das 7h às 23h), as embarcações sairão de 30 em 30 minutos. A viagem para a ilha leva em torno de 30 minutos, com parada na Base Aérea.  

O evento é realizado com o apoio da comunidade caiçara, em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio das secretarias de Serviços Públicos; Cultura; Economia Criativa, Empreendedorismo e Turismo; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Programação

Procissão Marítima 
Dias 6 e 13/8 (sábados)  –  16h30 

Na sequência – Santa Missa na Igreja do Bom Jesus

Shows musicais:
Dia: 6/8 (sábado)

12h às 16h – Bryan Cruz (Piseiro)
18h30 às 22h30 – Serginho Zimbaue

Dia: 7/8 (domingo)
13h às 17h – Banda Devanejo
19h às 23h – Grupo Rara União

Dia: 13/8  (sábado)
12h às 16h – Júnior Menezes x Henrique Nascimento(Sertanejo)
19h às 23h – Duh Pagode

Dia: 14/8 (domingo)
12h às 16h – Obrunitinho (Piseiro)
19h às 23h – Thiagão do Samba

Espaço Kids
12h às 16h – Contação de história
14h às 18h – Maquiagem artística e Escultura de balões 

.

.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.