Programa Guardião Cidadão forma novos agentes

A Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal de Santos, foi palco nesta sexta-feira (6) da formatura de 26 jovens que concluíram o curso do Programa Guardião Cidadão. Essa nova turma iniciará suas atividades já na próxima segunda-feira (9), com a importante missão de auxiliar na fiscalização das leis municipais e na orientação à comunidade sobre o Código de Posturas. A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre as secretarias de Segurança (Seseg) e de Prefeituras Regionais (Sepref).
Durante a cerimônia, o prefeito Rogério Santos destacou a relevância do programa para a cidade. “Hoje, plantamos na Cidade uma sementinha de cidadania. Por isso, não se acomodem, nunca deixem de ficar indignados ao verem, por exemplo, uma pessoa precisando de ajuda. Trabalhem com amor, respeito, inteligência e vontade de melhorar o mundo, porque o mundo está precisando”, aconselhou o chefe do Executivo aos jovens formandos.
Atuação e Capacitação dos Novos Guardiões
Rivaldo Santos, secretário das Subprefeituras, detalhou como será a atuação desses novos guardiões. “Os jovens irão trabalhar em áreas turísticas e comerciais, como a orla da praia, Centro Histórico e Gonzaga, como orientadores do Código de Posturas Municipais. Quando se depararem com um problema, seja um buraco na via, uma ajuda a uma pessoa em situação de rua ou no comércio em geral, eles irão identificar, fotografar e acionar um fiscal ou a Guarda Municipal, agilizando o cuidado e a preservação da Cidade”, explicou.
O grupo de jovens passou por um período intensivo de 30 dias de capacitação. Aulas de legislação municipal, primeiros socorros, noções de Direito, ética e conduta, além de conhecimentos básicos de turismo, prepararam os novos agentes para os desafios que virão.
Eles serão responsáveis por registrar diversas atividades cruciais para o Município, incluindo observações sobre o comércio, a zeladoria municipal e questões de assistência social. A atuação desses novos agentes reforça a parceria entre as Secretarias de Segurança (Seseg) e de Prefeituras Regionais (Sepref), contribuindo diretamente para a organização e o bem-estar da população santista.
Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos