Hospital veterinário público de Santos deve ser entregue em agosto

Santos está prestes a dar um grande passo na saúde animal. Com 1.120m² de área construída e estrutura completa para atendimentos gratuitos e especializados, o primeiro hospital veterinário público de Santos está em construção na Zona Noroeste e deve ser entregue em agosto. A obra, que já alcançou 60% de execução, é realizada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) com investimento de R$ 4.041.852,09, por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município (Fundurb).
O objetivo é claro: ampliar o atendimento democrático a cães e gatos, fortalecendo o compromisso da Cidade com a proteção e o bem-estar animal. O equipamento será administrado pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.
Obra avança com superestrutura concluída
A coordenadora de Obras da Seobe, engenheira Ana Carolina Bubula, destaca o andamento da construção. “Com a superestrutura do piso térreo concluída, avançam os serviços de alvenaria do primeiro pavimento e a execução da platibanda, estrutura que emoldura a parte superior do edifício”, explica.
Simultaneamente, outra equipe atua no canteiro de obras localizado na esquina da Rua João Fraccaroli com a Rua Amadeo Barbiellini (Bom Retiro), realizando a instalação da tubulação de água, montagem da infraestrutura elétrica e lógica, além do chapisco e reboco do pavimento térreo.
Saúde, estrutura e acolhimento
Com previsão de atender bem mais do que os atuais 1.800 pets por mês, o hospital será um marco no atendimento veterinário da região. O pavimento térreo contará com recepção, triagem, quatro consultórios, sala de emergência, ultrassom, curativos, fluxomedicação e centro cirúrgico completo, com salas de indução, recuperação e raio-X.
O espaço também terá áreas específicas para higienização, banho, esterilização, necropsia, armazenamento de medicamentos, banco de ração e descarte adequado de resíduos. Quatro banheiros acessíveis (PcD) e estacionamento para veículos de atendimento completam a estrutura.
O primeiro pavimento abrigará áreas administrativas e de suporte, como copa, sala de reuniões, estoque e sala de conforto dos funcionários, além de banheiros acessíveis. O edifício ainda contará com cobertura de telha de fibrocimento e áreas técnicas para manutenção dos sistemas essenciais.
Conforto, acessibilidade e sustentabilidade
O hospital veterinário público de Santos será um ambiente moderno, climatizado e acessível, com rampa e plataforma elevatória, comunicação visual inclusiva, sistema de prevenção e combate a incêndio, telefonia, dados e urbanização com arborização e grama.
Desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente, o projeto arquitetônico visa garantir segurança, conforto e funcionalidade para pets e tutores. A obra está a cargo da Stier Construtora, vencedora da licitação.
Foto: Prefeitura de Santos