Um problema de décadas, que afeta duramente a vida de milhares de santistas que vivem na Zona Noroeste, está em vias de solução: o Projeto “Santos Mais” – programa que envolve macrodrenagem, acessibilidade, inovação e sustentabilidade, prevê o fim das inundações na região.
Trata-se de um investimento da Prefeitura de Santos da ordem de US$ 136 milhões, que conta com o apoio do governo federal e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
A maior parte dos recursos virá de um financiamento do banco, de US$ 105 milhões – que tem um prazo máximo de amortização de 18 anos e carência de 5 anos.
Para resolver os alagamentos serão construídas quatro estações elevatórias e 864 famílias que vivem nas áreas serão transferidas para um conjunto habitacional.
Para que o programa “Santos Mais” seja viabilizado, falta apenas a aprovação da Câmara de Santos, uma vez que o projeto já tem o aval do governo federal.
Em primeira instância o projeto já foi aprovado pelos vereadores. A discussão em segunda e última instância deve ser pautada nos próximos dias, segundo revela o vereador Paulo Miyashiro, que exerce a presidência da Câmara em razão de uma viagem a trabalho ao exterior do presidente Cacá Teixeira.
Os vereadores estão conscientes da urgência da matéria já que se trata de um projeto que resolverá um problema de décadas e que promete melhorar a vida de milhares de moradores da Zona Noroeste.