A Área Continental de Santos, que abrange quase 80% do território da Cidade, será contemplada com um importante investimento que ampliará a conectividade dos equipamentos municipais, especialmente escolas e unidades de saúde, e vai permitir o acesso gratuito à internet em espaços públicos e o monitoramento urbano integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.
A medida será possível por meio do projeto Conectividade na Área Continental, que prevê a instalação de torres de telecomunicação com links de rádio para dotar os serviços públicos desta região com a mesma velocidade de conexão do que a do restante do Município, passando dos atuais 50 megabits por segundo para até 1.000 megabits/segundo.
Santos conta na área insular com mais de 450km de fibra ótica (Infovia), mas, devido às dificuldades territoriais, a rede não se expande à Área Continental, cercada pelo canal do Estuário, rios e Mata Atlântica.
Contrato
No último dia 10, foi publicado o extrato de contrato com a empresa Net Telecom (vencedora de licitação), que ficará responsável pelo fornecimento e instalação da infraestrutura. Na terça-feira (25) foi dada a ordem de serviço para o início da instalação e, nesta sexta (28), serão realizadas as primeiras vistorias técnicas da empresa.
O investimento será de R$ 3.186.130,17, válido por 12 meses, com previsão de construção de quatro torres (duas de 45 metros e duas de 15m) e um mastro de transmissão no período de oito meses.
As estruturas ficarão instaladas no Embaré e Morro da Vila Progresso (transmissão do link) – que integram a Infovia municipal -, Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana (recepção). No entorno das três torres na Área Continental (Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana), haverá o sinal de wi-fi gratuito à população.
Em Caruara, também estão previstas 12 câmeras de monitoramento em três pontos públicos: entrada do bairro, praça central e Portinho. As imagens serão transmitidas em tempo real ao CCO da Prefeitura, ampliando a segurança e o monitoramento urbano. Outras cinco câmeras serão instaladas nas torres e mastros para a segurança das estruturas.
Inclusão Digital
O prefeito Rogério Santos ressaltou o avanço com a medida, que se soma aos investimentos com a instalação de mais 100 pontos de wifi em praças e espaços públicos da parte insular da Cidade.
“Agora, vamos estender este benefício para a Área Continental. Santos é uma cidade internacional, pelas questões do Porto, do turismo, do Santos Futebol Clube e do Pelé. Para torná-la uma cidade mais antenada e atualizada, precisamos trabalhar a conectividade, a inclusão digital e o acesso à internet”, destaca o chefe do Executivo santista.
“Esta conexão vai permitir aos bairros da Área Continental ter o mesmo grau de conectividade de internet da área insular, garantindo a lógica de cidade inteligente”, complementa o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz, frisando que a estruturação será um primeiro passo para ampliar o monitoramento por câmeras nos equipamentos e vias públicas da região.
O projeto Conectividade da Área Continental faz parte do programa Santos Mais e os recursos aplicados poderão servir como contrapartida municipal dentro do financiamento internacional em tratativas com o banco CAF.