A cidade de Santos será a capital do game por um dia. No dia 12 de agosto, das 11h às 19h, acontece o Santos Game Power Up – Encontro de Desenvolvedores de Games Independentes, no Teatro Municipal Braz Cubas. Mais do que se ater apenas ao fator entretenimento, o evento pretende fomentar e esmiuçar a cadeia de produção de jogos como um todo na região. E as ações não ficarão só na teoria: haverá espaço para criadores exibirem seus projetos.
“A cena vem se ampliando, surgem cada vez mais cursos. Temos alguns estúdios e diversos desenvolvedores independentes trabalhando em projetos, mas ainda tem muito que podemos fazer para explorar o potencial nessa área”, explica Renato Figueiredo, jornalista e cofundador do Pixel Café, canal voltado a games. Ele é um dos idealizadores do encontro junto com André Prata, administrador do Z13 Game Club, organização que realiza competições na Baixada Santista.
Os dois, que também fazem parte da organização do Santos Criativa Festival Geek, da Prefeitura de Santos, afirmam que a proposta do evento é desvendar a indústria de games além do entretenimento, apontando caminhos para a profissionalização no segmento não só com foco no desenvolvimento, mas também para os eSports.
“Boa parte do público interessado em games tem vontade de trabalhar em algum segmento da área”, diz Prata. Por isso, a ideia é reunir tanto leigos quanto os familiarizados com a produção.
Mãos na massa
Qualquer pessoa pode participar da área de Games Independentes. Basta se inscrever no link https://linktr.ee/santosgame até o dia 15 de julho. A experiência já foi testada antes, na edição do ano passado do Festival Geek — na ocasião, houve 10 projetos expostos. Este ano, com o apoio das universidades da região, a meta é chegar a 20.
Dentro da programação, haverá uma série de painéis e rodas de conversa abordando o futuro do mercado de games. Também serão anunciados os ganhadores da Game Jam, uma maratona de desenvolvimento que será realizada uma semana antes. O tema ainda não foi revelado, mas estará ligado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Estão previstos, ainda, campeonato de Street Fighter 6 (com premiação total de R$ 1 mil), estações Free Play de consoles retrô e da atual geração, arena gamer e concurso de cosplay.
Estruturas
De acordo com o censo da Abragames de 2022, já existem mais de 1 mil estúdios de desenvolvimento no País, sendo que 280 ficam em solo paulista. “O momento é muito bom para criadores de jogos”, afirma Figueiredo. “Ainda é uma fase inicial e temos muito para organizar, mas as estruturas já estão se formando”.