Começa instalação do novo monumento dos tambores
Começou, na última quinta-feira (1º), a instalação das peças do novo Marco Santos-São Vicente, conhecido como monumento dos tambores, que está sendo assentado agora no cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Francisco da Costa Pires, no bairro Areia Branca (Zona Noroeste). Os trabalhos terminam na próxima semana.
O monumento tem cerca de oito metros de altura, um de largura e um de profundidade, e os tambores são dispostos de forma a indicar os quatro pontos cardeais e a direção Santos-São Vicente.
Ele está a poucos metros da Avenida Haroldo de Camargo, local em que se encontrava desde janeiro de 1968, quando foi inaugurado, permitindo adequações nesse cruzamento para garantir mais fluidez e segurança no trânsito de veículos e de bicicletas.
Monumento
As peças são agora em fibra de vidro, substituindo os 22 tambores de óleo vazios, de 20 litros cada, em aço galvanizado.
Criação dos escultores Ubirajara Ribeiro e Walter Maffei, que autorizaram a transferência, o monumento faz referência a Santos como porto petrolífero e representa também o polo industrial da Alemoa, a era das estruturas de cimento armado e o predomínio das rodovias como meio de transporte.
A confecção e assentamento do novo monumento, assim como a adequação viária da Nossa Senhora de Fátima, estão a cargo da empreiteira PGV Terraplenagem e Gerenciamento de Resíduos Ltda., que venceu a concorrência pública. O investimento da Prefeitura é de R$ 836.497,56.
Haverá retirada de asfalto antigo, construção de calçadas, guias, sarjetas e rampas. Também serão instalados piso tátil de alerta e grama. Os serviços estarão concluídos em meados do segundo semestre.
A iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Inovação, Infraestrutura e Cidade. Conheça os outros artigos dos ODS.